Segundo dados divulgados em uma pesquisa nesta sexta-feira, a confiança do consumidor nos Estados Unidos registrou uma queda em abril, enquanto as projeções de inflação para os próximos 12 meses e além apresentaram crescimento.
De acordo com a prévia do índice geral de confiança do consumidor pela Universidade de Michigan, o indicador situou-se em 77,9 neste mês, em comparação com os 79,4 registrados em março.
Desde janeiro, o índice tem mantido uma variação muito estreita de 2,5 pontos, bem abaixo dos 5 pontos que os analistas da Universidade de Michigan afirmam serem necessários para uma diferença estatisticamente significativa. Economistas consultados pela Reuters projetavam uma leitura preliminar de 79,0.
Joanne Hsu, diretora de Pesquisas dos Consumidores, destacou que, de forma geral, os consumidores estão adotando uma postura cautelosa em relação à economia, especialmente diante das eleições iminentes, que muitos acreditam poder ter um impacto substancial na trajetória econômica do país.
Quanto às expectativas de inflação, a pesquisa revelou um aumento para 3,1% em abril em relação aos próximos 12 meses, em comparação com os 2,9% registrados em março, ultrapassando ligeiramente a faixa de 2,3% a 3,0% observada nos dois anos anteriores à pandemia de Covid-19. Já a perspectiva de inflação para os próximos cinco anos subiu para 3,0%, ante os 2,8% do mês anterior.