Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Comércio varejista do Brasil tem estabilidade em agosto

Comércio varejista do Brasil tem estabilidade em agosto

O comércio varejista do Brasil teve estabilidade em agosto, com vendas 2,3% acima do mesmo mês de 2022, mas ainda 2,6% abaixo do pico pré-pandemia. O varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, cresceu 3,6% em relação a agosto de 2022, completando seis meses de crescimento contínuo.
vendas no varejo da zona do euro

Em agosto de 2023, o volume de vendas no setor de comércio apresentou uma variação de -0,2% em relação a julho, considerando o ajuste sazonal, após um aumento de 0,7% em julho de 2023. A média móvel trimestral, que houve variação de 0,1% no trimestre encerrado em julho de 2023, voltou a mostrar uma variação próxima de zero no trimestre encerrado em agosto, com 0,2%. Sem o ajuste sazonal, o comércio varejista teve um aumento de 2,3% em relação a agosto de 2022. No acumulado do ano de 2023, o varejo teve um crescimento de 1,6% em comparação com o mesmo período de 2022. Nos Nos últimos 12 meses, o setor registrou um aumento de 1,7% em agosto de 2023.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças e peças, material de construção e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas recuou 1,3% em relação a julho, após uma variação de -0 ,4% em julho de 2023. A média móvel trimestral para o varejo ampliado variou -0,1%. Sem o ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,6% em relação a agosto de 2022, completando seis meses de crescimento contínuo. No acumulado do ano, o aumento foi de 4,2%, e nos últimos 12 meses, o setor registrou um crescimento de 2,7% em agosto de 2023.

Em agosto de 2023, o comércio varejista no registrou uma variação negativa de 0,2%, estabilidade em relação ao mês anterior. A diferença entre o nível de vendas em agosto de 2023 e o pico da série histórica, que ocorreu em outubro de 2020, é de -2,6%.

O volume de vendas no comércio varejista apresentou um equilíbrio entre taxas negativas e positivas ao passar de julho para agosto de 2023, considerando o ajuste sazonal. Setores como “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-4,8%), “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-3,2%), “Móveis e eletrodomésticos” (-2,2%) e ” Tecidos, vestuário e calçados” (-0,4%) registraram taxas negativas. Por outro lado, “Hiper, supermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo” (0,9%), “Combustíveis e financiamentos” (0,9%), “Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação” (0,2 %) e “Artigos farmacêuticos, , ortopédicos e de perfumaria” (0,1%) avaliados taxas positivas de julho para agosto de 2023.

Além disso, o varejo ampliado registrou um aumento de 5,1% no 4º bimestre de 2023 em comparação com o mesmo bimestre de 2022, com quatro dos oito setores apresentando positivos: “Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação” (6 ,5%), “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria” (6,5%), “Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo” (4,3%) e “Móveis e eletrodomésticos” (0,5%), 8%). Por outro lado, quatro atividades tiveram variações negativas em relação ao 4º bimestre do ano anterior: “Livros, jornais, revistas e papelaria” (-11,7%), “Outros artigos de uso pessoal e doméstico” (-6,4% ), “Combustíveis e embarques” (-2,9%) e “Tecidos, vestuário e calçados” (-2,9%).

Em agosto, as vendas caíram em 20 das 27 unidades da federação em comparação com julho, com destaque para Paraíba (-3,6%), Alagoas (-2,7%) e Amapá (-2,3%). No entanto, quando comparado a agosto de 2022, as vendas aumentaram em 23 das 27 unidades da federação, com destaque para Tocantins (9,7%), Maranhão (8,5%) e Ceará (8,0%). No comércio varejista ampliado, as vendas aumentaram em 14 das 27 unidades da federação em comparação com agosto de 2022, com destaque para Maranhão (18,7%), Espírito Santo (12,2%) e Ceará (9,4%). No mesmo período, 12 unidades da federação registraram quedas nas vendas, com Paraíba (-14,8%), Roraima (-7,4%) e Mato Grosso do Sul (-7,3%) liderando as variações negativas. O Distrito Federal apresentou estabilidade (0,0%) nas vendas no comércio varejista ampliado em relação ao ano anterior.

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações