Entre Altas e Baixas notícias sobre ações, Investimentos e Mercado economia
Pesquisar
Close this search box.
Carvão fica de fora da lista de minerais tributados pelo “Imposto do pecado”

Carvão fica de fora da lista de minerais tributados pelo “Imposto do pecado”

O tributo tem como objetivo a taxação de mercadorias consideradas prejudiciais ao meio ambiente ou à saúde, entre as quais bebidas alcoólicas, cigarro, carro, barco e aeronave. Petróleo e gás natural foram incluídos

O projeto de da , cujo regime de urgência foi aprovado nesta terça-feira (9), poderá ser votado ainda nesta quarta-feira (10) na Câmara dos Deputados. O projeto em questão exclui o carvão da lista de minerais e combustíveis tributados pelo Seletivo, também conhecido como “imposto do pecado”.

O Imposto Seletivo visa taxar mercadorias consideradas prejudiciais ao ou à saúde. Entre os produtos incluídos estão bebidas alcoólicas, cigarros, , barcos e aeronaves. A inclusão de itens como petróleo e gás natural – que são combustíveis e fontes de emissão de gás carbônico, contribuindo para o aquecimento global e mudanças climáticas – destaca a intenção de direcionar o tributo para setores que impactam negativamente o meio ambiente.

Mantenha-se à frente do mercado com atualizações diárias sobre as principais notícias financeiras- Assine o Radar Diário de ações

Exclusão do Carvão

Apesar da inclusão de petróleo e gás natural, o carvão mineral, que também pode ser utilizado para a produção de energia em usinas termelétricas, foi excluído da lista. Esta exclusão tem gerado debates, uma vez que o carvão é igualmente uma fonte significativa de poluição. A decisão de deixar o carvão de fora do imposto seletivo foi apresentada na versão mais recente do texto sobre a regulamentação da reforma, desenvolvido por um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados. No entanto, o projeto ainda pode passar por alterações.

Repercussões e Reações

A exclusão do carvão do imposto seletivo foi criticada por diversas entidades ambientais e setores da sociedade. Por outro lado, o minério de ferro foi mantido na lista de tributação, sob protestos de entidades como o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), que argumentam contra a inclusão do minério.

Baixe grátis o relatório ONDE INVESTIR EM 2024

Próximos Passos

Após a aprovação do regime de urgência, há uma expectativa significativa de que o projeto seja votado pelo plenário da Câmara ainda nesta quarta-feira. Se aprovado, o texto seguirá para o Senado, onde também precisará ser debatido e votado.

Impacto no Calendário Legislativo

O Congresso Nacional entrará em recesso a partir do dia 17 de julho, com atividades retomadas em 1º de agosto. No entanto, o segundo semestre deve ter uma quantidade reduzida de votações devido à proximidade das municipais, que estão marcadas para os dias 6 e 27 de outubro.

 

A carteira recomendada que transformou R$ 25.000,00 em mais de 1 Milhão nos últimos 10 anos. Não perca essa chance, baixe agora e começe a lucrar!

Compartilhe

Curso gratuito de milhas
Curso gratuito de milhas

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Material Gratuito

PLANO RUMO AO MILHÃO

Quer saber quando você vai atingir o seu primeiro milhão? Baixe agora a planilha de projeção e trace sua rota!

Saída Fiscal do Brasil

Saiba as vantagens e os riscos de dar a saída fiscal do Brasil e entenda por que muito brasileiros estão seguindo este rumo.

Carteira Criptoativos - Junho/25

Carteira Criptoativos é um portfólio otimizado que incorpora rebalanceamentos realizados periodicamente pela equipe de especialistas em ativos digitais do BTG Pactual.

Alavancagem Patrimonial com Consórcio

Descubra como usar o consórcio para construir patrimônio com estratégia — sem juros, sem pressa, com total controle.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS (FIIs) JUNHO 2025 - CARTEIRA RECOMENDADA

Descubra as melhores oportunidades de investimento em FII, com análises profundas e recomendações exclusivas

Carteira recomendada de Ações 10SIM | Junho

Obtenha acesso exclusivo às 10 principais recomendações de ações para 2025, selecionadas pelos analistas experientes do BTG Pactual.

Cotações de Ações