O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 3,7 bilhões à LHG Logística Ltda., empresa pertencente ao Grupo J&F, dos irmãos Batista, para a construção de 400 balsas e 15 empurradores destinados ao transporte hidroviário de minérios de ferro e manganês. O investimento faz parte de um projeto ambicioso de ampliação da capacidade de transporte pela Hidrovia Paraguai-Paraná, que conecta regiões produtoras no Brasil a terminais marítimos de exportação.
Financiamento para impulsionar o setor naval brasileiro
A operação será financiada com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e prevê a construção das embarcações em seis estaleiros nacionais localizados nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. O projeto visa, além de ampliar a capacidade de escoamento de minérios, fomentar a indústria naval brasileira e criar cerca de 5,5 mil empregos diretos e indiretos, com 87% dos recursos sendo aplicados em estaleiros das regiões Norte e Nordeste.
Esse financiamento é um marco para o setor, que enfrenta forte concorrência internacional, principalmente de países como China e Singapura. Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o projeto reativa a indústria naval nacional, gerando empregos e contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa, já que o modal hidroviário é muito mais eficiente em termos ambientais quando comparado ao transporte rodoviário e ferroviário.
Benefícios ambientais e impacto na exportação
O modal hidroviário, além de ser mais eficiente, apresenta vantagens ambientais consideráveis. De acordo com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o transporte hidroviário reduz em 95% as emissões de gases do efeito estufa em relação ao transporte rodoviário e em 70% em comparação ao modal ferroviário. Com isso, o projeto da LHG Logística contribui para a descarbonização da matriz logística brasileira, alinhando-se às metas globais de redução de emissões.
BAIXE AGORA: Estratégias para proteger sua carteira de Ações
O minério de ferro transportado pela LHG Logística possui alto teor de ferro, o que favorece a utilização de rotas tecnológicas mais limpas no setor siderúrgico, potencializando a contribuição do Brasil para a produção sustentável de aço. O projeto, além de facilitar o escoamento da produção de minério de Corumbá (MS), vai adicionar cerca de R$ 4 bilhões às exportações brasileiras de minério de ferro, consolidando o país como um dos maiores exportadores desse insumo.
Expansão da Hidrovia Paraguai-Paraná e impacto regional
O projeto da LHG Logística também reforça a importância da Hidrovia Paraguai-Paraná, que atravessa 2.500 quilômetros, conectando o Brasil a países vizinhos como Paraguai, Argentina e Uruguai. A hidrovia tem um papel estratégico no escoamento de minérios até o terminal marítimo de Nova Palmira, no Uruguai, onde são embarcados em navios de longo curso para exportação. A ampliação da capacidade de transporte da hidrovia é vista como um avanço importante para a integração regional e a competitividade do setor de mineração.
O projeto foi priorizado no Plano Geral de Outorgas (PGO), anunciado pelo Governo Federal em 2023, e pode se transformar em uma concessão nos próximos anos, aumentando ainda mais sua relevância para a logística nacional e internacional.
Apoio do BNDES e Fundo da Marinha Mercante
O Fundo da Marinha Mercante, administrado pelo Ministério de Portos e Aeroportos, desempenha um papel central no financiamento da indústria naval brasileira. O fundo, que tem como principal fonte de recursos o Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), é o alicerce do Programa de Fomento ao Desenvolvimento da Marinha Mercante e da Indústria Naval. O financiamento à LHG Logística é uma das maiores operações recentes do fundo, evidenciando seu papel crucial no fortalecimento da infraestrutura de transporte nacional.
Calendário de dividendos para Setembro : saiba como aproveitar
Segundo Aguinaldo Filho, presidente da LHG Mining, o Fundo da Marinha Mercante e o BNDES foram essenciais para garantir a competitividade dos estaleiros brasileiros, que enfrentam concorrentes internacionais com custos até 20% menores. “O apoio do BNDES foi fundamental para viabilizar o aumento da capacidade de escoamento de minério da LHG, permitindo enfrentar o crescimento da produção e, ao mesmo tempo, gerar empregos nas regiões onde os estaleiros estão localizados”, afirmou o executivo.
Perspectivas de futuro para a indústria naval e logística
Com o financiamento aprovado, a LHG Logística se posiciona como um player estratégico no setor de transporte de minérios, contribuindo para a modernização da matriz logística brasileira e reforçando o papel do Brasil como líder global na exportação de minérios. A aposta no modal hidroviário, além de ser economicamente viável, coloca o país em um caminho de desenvolvimento sustentável, alinhado com as exigências globais de redução de emissões e preservação ambiental.
O impacto do projeto vai além do setor naval e mineral, atingindo também a economia regional. A geração de empregos e o desenvolvimento dos estaleiros nas regiões Norte e Nordeste são fundamentais para impulsionar o crescimento dessas áreas, muitas vezes carentes de investimentos de grande porte. O apoio do BNDES e do Fundo da Marinha Mercante demonstra o compromisso do governo com o desenvolvimento regional e a criação de oportunidades de trabalho qualificado.
Em síntese, o financiamento de R$ 3,7 bilhões à LHG Logística é mais do que um investimento em infraestrutura: é um movimento estratégico que combina crescimento econômico, inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e geração de empregos, mostrando que o Brasil está no caminho certo para fortalecer sua posição no cenário global.