Na quinta-feira, a BlackRock anunciou que seu BDR (Brazilian Depositary Receipt) do iShares Bitcoin Trust, um fundo de investimento em índice (ETF) que busca acompanhar o desempenho do preço do bitcoin e possui uma taxa de administração de 0,25%, estará disponível para negociação na B3 a partir de sexta-feira.
Denominado IBIT39, o BDR está sendo lançado com uma taxa de administração com desconto de 0,12% para o primeiro ano, ou até que alcance os primeiros 5 bilhões de dólares sob gestão global.
A BlackRock, por meio de seu comunicado à imprensa, destacou que possui cerca de 43 milhões de investidores detentores de ETFs iShares em todo o mundo, provenientes de diversas fontes.
Felipe Gonçalves, superintendente de produtos de juros e moedas da B3, comentou sobre o crescente interesse no mercado cripto por investidores globais, afirmando que isso tem impulsionado a busca por opções no mercado de capitais brasileiro. Ele reiterou o compromisso da B3 em oferecer produtos que atendam a essa demanda, mantendo a segurança das operações na bolsa.
Na mesma quinta-feira, o bitcoin estava caminhando para registrar o maior ganho mensal em três anos, impulsionado pelo influxo de dinheiro para os fundos negociados em bolsa. A principal criptomoeda do mundo estava operando em alta de 3,13% às 13h34 (horário de Brasília), cotada a 62.458 dólares. Anteriormente, o bitcoin atingiu 63.933 dólares, seu maior valor desde o final de 2021.