O Banco do Japão (BoJ) aumentou sua taxa de juros de referência para “cerca de 0,25%”, saindo da faixa anterior de 0% a 0,1%, e divulgou detalhes sobre o plano para reduzir seu programa de compra de títulos. Esta nova taxa é a mais alta desde 2008.
A decisão foi tomada apenas quatro meses após o BoJ elevar sua taxa básica acima de zero pela primeira vez em 17 anos.
De acordo com o comunicado divulgado após a decisão, caso as projeções do Relatório de Perspectivas de julho se concretizem, o BoJ deverá continuar aumentando a taxa de juros e ajustará o grau de acomodação monetária.
O BoJ também espera que as taxas de juros reais permaneçam significativamente negativas no Japão, indicando que “as condições financeiras acomodatícias continuarão a apoiar firmemente a atividade econômica”.
O banco central prevê que a taxa de inflação subjacente — que exclui os preços dos alimentos frescos — alcançará 2,5% até o final do ano fiscal de 2024 e ficará “cerca de 2%” nos anos fiscais de 2025 e 2026.
O Banco do Japão também anunciou que reduzirá as compras mensais de títulos do governo japonês para cerca de 3 trilhões de ienes (aproximadamente US$ 19,64 bilhões) por mês no trimestre de janeiro a março de 2026. Em março, o banco havia informado que as compras de títulos totalizavam cerca de 6 trilhões de ienes por mês.