As ações da Azul (AZUL4) registraram forte valorização nesta quarta-feira (4), subindo mais de 16% após nova decisão do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). Por volta das 16h, os papéis da companhia aérea disparavam 19,23%, sendo negociados a R$ 0,93, liderando os ganhos entre os ativos da B3.
A reação positiva do mercado está ligada à determinação do Cade de que o acordo de codeshare entre Azul (AZUL4) e Gol (GOLL54), anunciado em maio de 2024, deve ser oficialmente notificado ao órgão em até 30 dias. O entendimento do Cade considera que, por se tratar de duas grandes companhias aéreas nacionais e envolver prazo indeterminado, o acordo não pode ser tratado como os demais — normalmente isentos de notificação por serem temporários ou envolverem empresas internacionais.
A possibilidade de revisão ou até mesmo bloqueio do codeshare gera incertezas, mas investidores veem a exigência como uma oportunidade de validação formal do acordo, o que pode abrir caminho para futuras sinergias operacionais entre Azul (AZUL4) e Gol.
Apesar de estar fora do Ibovespa, Azul (AZUL4) tem se destacado com forte volatilidade nos últimos meses, impulsionada por reestruturações financeiras, recuperação judicial nos EUA e aumento de caixa operacional. A nova movimentação regulatória reforça o papel estratégico da companhia no setor aéreo brasileiro.