Empregadores no Reino Unido registram aumento salarial em dezembro, sinalizando uma possível pressão contínua da inflação no mercado de trabalho, de acordo com uma pesquisa da Confederação de Recrutamento e Emprego (REC) divulgada na segunda-feira. A contratação de funcionários permanentes continuou a diminuir, refletindo preocupações econômicas, embora em menor intensidade do que em novembro. As contratações temporárias também apresentaram uma redução menos acentuada. Neil Carberry, CEO da REC, observou que a desaceleração no mercado de trabalho parece estar diminuindo, considerando dezembro como um período em que os empregadores geralmente adiam atividades para o novo ano.
Os salários para novas contratações, tanto permanentes quanto temporárias, aumentaram mais rapidamente em dezembro em comparação com novembro, embora o crescimento para funcionários permanentes tenha sido o segundo mais fraco desde março de 2021. O Banco da Inglaterra (BoE), que elevou sua taxa básica de juros para 5,25% em agosto, está preocupado com o crescimento salarial excessivo. Espera-se que o BoE mantenha as taxas de juros inalteradas em sua próxima reunião em 1º de fevereiro, apesar das apostas dos investidores em cinco cortes nas taxas ao longo de 2024.
A pesquisa da REC indicou a terceira redução nas vagas em quatro meses, enquanto a disponibilidade de candidatos para preencher empregos aumentou, embora a um ritmo mais lento do que a expansão recorde de quase três anos registrada em novembro. Baseado em respostas de cerca de 400 agências de recrutamento coletadas entre 6 e 18 de dezembro, o estudo oferece insights sobre as tendências recentes no mercado de trabalho britânico.
Uma resposta