Médicos observaram que muitos pacientes com menos de 15 anos foram contaminados pela bactéria Mycoplasma pneumoniae. Assim como na China, a França está enfrentando um aumento significativo de casos de pneumonia em jovens e adolescentes.
De acordo com uma reportagem da emissora de televisão BFMTV, os atendimentos para essa doença aumentaram 36% na semana de 13 a 19 de novembro. Além disso, houve um aumento nas notificações de gripe (+24%), bronquite (+23%) e suspeitas de Covid-19 (+44%) em menores de 15 anos.
Especificamente em relação à pneumonia, médicos estão preocupados com os casos causados pela bactéria Mycoplasma pneumoniae, a mesma associada a alguns pacientes chineses, conforme relatado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O médico pediatra Andreas Werner, presidente da Associação Francesa de Pediatria Ambulatorial (AFPA), destaca que há mais casos de pneumonia, e eles são mais graves, com alguns pacientes precisando de terapia intensiva. Os sintomas incluem tosse e febre alta, e em alguns casos, os antibióticos convencionais são ineficazes.
Segundo o virologista Bruno Lina, entrevistado pela BFMTV, os casos são caracterizados por pneumonias agudas comunitárias, ou seja, não são adquiridas no hospital, mas na comunidade. Os principais sintomas incluem febre, tosse, espirros, dor de cabeça e, em casos mais graves, tosse com falta de ar.
O aumento de casos na França está sendo monitorado pelas autoridades sanitárias, e a confirmação da tendência de aumento é aguardada nas próximas duas a três semanas. O virologista destaca que a bactéria Mycoplasma pneumoniae costuma surgir periodicamente, aproximadamente a cada cinco anos, e o inverno de 2023-2024 no Hemisfério Norte marca o período desde a última epidemia internacional causada por essa bactéria.