A Rússia está programada para aumentar suas exportações de petróleo por meio de seus portos ocidentais em março, com um aumento previsto de quase 200 mil barris por dia (bpd) em relação ao plano mensal de 2,15 milhões de bpd. Isso ocorre em meio a preocupações crescentes devido aos ataques contínuos de drones às refinarias russas.
De acordo com estimativas da Reuters, os embarques diários aumentarão cerca de 10% em comparação com o plano original para março.
As refinarias de petróleo da Rússia têm sido alvo de uma série de ataques de drones, alegadamente originários da Ucrânia. Ataques recentes atingiram as refinarias da Rosneft no fim de semana passado.
Fontes da Reuters indicaram que a oferta de petróleo Ural no Báltico em março será impulsionada pelo aparecimento de duas cargas adicionais da Rosneft e da Tatneft.
Além disso, em Novorossiysk, foram adicionadas posições extras para petroleiros pela Rosneft e pela Lukoil, segundo as mesmas fontes.
Os participantes do mercado estão antecipando que o aumento nas exportações de petróleo da Rússia possa continuar. “Dada a situação do fim de semana, é possível que haja mais cargas adicionais”, afirmou uma das fontes.
No sábado de manhã, um incêndio ocorreu na refinaria de petróleo Syzran, pertencente à Rosneft, após um ataque de drone. No domingo, outra refinaria privada de petróleo, Slavyansky, na região de Krasnodar, pegou fogo devido a um ataque semelhante.
Na semana passada, tanto a refinaria de petróleo Ryazan, da Rosneft, quanto a refinaria de petróleo Nizhny Novgorod, da Lukoil, foram alvo de ataques de drones.