PMI não relacionado ao petróleo na Arábia Saudita acelera pelo segundo mês consecutivo

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) da Arábia Saudita do Banco Riyad subiu para 58,4 em outubro, o maior patamar desde junho. Novos pedidos cresceram de forma mais rápida, com o subíndice de novos pedidos atingindo 66,1.

Um levantamento realizado no domingo revelou que o crescimento nas atividades de negócios não relacionadas ao petróleo na Arábia Saudita acelerou pelo segundo mês consecutivo em outubro. Novos pedidos estão impulsionando a expansão geral das atividades, o que resultou em um acentuado aumento nos níveis de .

O Índice de Gerentes de Compras () da Arábia Saudita do Banco Riyad, ajustado sazonalmente, subiu para 58,4 em outubro, em comparação com 57,2 em setembro, muito acima da marca de 50 que denota crescimento e a leitura mais alta desde junho.

Novos negócios cresceram de forma mais rápida, com o subíndice de novos pedidos atingindo 66,1 em outubro, também o maior patamar em quatro meses, em comparação com 64,2 no mês anterior.

O crescimento na produção e nos novos negócios abrangeu a maioria dos setores, incluindo manufatura e construção, conforme revelado pela pesquisa. Embora o subíndice de produção tenha diminuído para 60,1, permaneceu mais forte do que a tendência de longo prazo.

“O aumento nos novos pedidos indica um mercado em expansão e sugere que o setor não-petrolífero está experimentando um crescimento sustentado e uma demanda por seus produtos”, disse Naif Al-Ghaith, economista-chefe do Banco Riyad.

“O aumento no emprego é um sinal promissor para a saudita, pois sugere uma crescente demanda por mão-de-obra e uma melhoria potencial no “, acrescentou.

O subíndice de emprego atingiu o patamar mais alto em nove anos em outubro, subindo para 54,5 em comparação com 52,0 em setembro.

A criação de empregos para os cidadãos no setor privado expandido é uma prioridade do , à medida que implementa um amplo plano de diversificação econômica conhecido como Visão 2030, liderado pelo Príncipe Herdeiro Mohammed bin Salman.

O governo estima um não relacionado ao petróleo de cerca de 6% em 2023, superando significativamente o crescimento geral do .

Embora o grau de confiança na produção futura tenha diminuído em relação ao mês anterior, as permanecem otimistas no geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.