Atividade econômica do Japão encolhe pelo quinto mês consecutivo

A atividade econômica do Japão encolheu com a atividade industrial permanecendo em contração e o setor de serviços registrando seu crescimento mais fraco do ano.
japao

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, a no encolheu pelo quinto mês consecutivo em outubro, enquanto o registrou seu crescimento mais fraco deste ano. Essa situação acontece em meio a crescentes incertezas sobre a perspectiva da terceira maior do mundo.

O índice de gerentes de compras (PMI) de manufatura do Japão, divulgado pelo au Jibun Bank, permaneceu inalterado em 48,5 em outubro. O índice tem permanecido abaixo da marca de 50,0, que separa a contração da expansão, desde junho.

Publicidade: teste

A pesquisa mostrou que a produção caiu na taxa mais rápida em oito meses devido a uma diminuição nas novas encomendas. Pressionados pela capacidade reduzida, os níveis de entraram em contração pela primeira vez desde fevereiro de 2021.

As pressões de custos diminuíram ligeiramente à medida que a inflação de preços de insumos atingiu o menor nível em três meses. O informou na sexta-feira que a inflação básica no Japão no mês passado desacelerou abaixo da marca de 3% pela primeira vez em mais de um ano.

No entanto, os dados do PMI de outubro indicaram um enfraquecimento adicional no setor de serviços, que tem sustentado a economia japonesa nos últimos trimestres.

O PMI de serviços flash do au Jibun Bank caiu ainda mais, registrando 51,1 em outubro, em comparação com 53,8 em setembro passado, marcando a taxa de crescimento mais lenta desde o início deste ano.

Os novos se expandiram, mas em um ritmo mais lento, e a demanda estrangeira por serviços diminuiu pela primeira vez em 14 meses, de acordo com a pesquisa.

“As também estão menos otimistas desde janeiro, refletindo um menor otimismo em relação à produção futura”, afirmou Jingyi Pan, diretora associada de economia da S&P Global Market Intelligence, que compilou a pesquisa.

O índice composto PMI flash do au Jibun Bank do Japão, que combina a atividade dos setores de manufatura e serviços, caiu para 49,9 em outubro, ante 52,1 em setembro, entrando em território de contração pela primeira vez desde dezembro.

Últimas Noticias

Assine nossa newsletter

Esteja um passo à frente. Receba em primeira mão as notícias que movem o mercado e a sociedade, direto no seu WhatsApp e e-mail.