A atividade do setor de serviços espanhol expandiu ligeiramente em setembro, após uma queda em agosto, com novos negócios se mantendo estáveis e as empresas ainda contratando funcionários, mostrou uma pesquisa divulgada na quarta-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da HCOB Espanha compilado pela S&P Global subiu de 49,3 em agosto para 50,5 em setembro. A marca de 50 separa o crescimento da contração.
“Os últimos números compostos do PMI da HCOB dão à Espanha uma boa munição para apoiar sua reputação de ser uma das economias mais resilientes da zona do euro durante estes tempos instáveis”, disse Cyrus de la Rubia, economista-chefe do Hamburg Commercial Bank, no relatório da pesquisa.
Ele espera crescimento do PIB de 0,1% para a Espanha no trimestre e crescimento de 2% para o ano inteiro.
A pesquisa mostrou que o setor está amplamente estagnado, no entanto, e o relatório observou que o sentimento empresarial havia caído “bastante acentuadamente”.
O setor de serviços da Espanha representa cerca de metade da produção econômica do país.
Uma pesquisa irmã sobre a atividade industrial espanhola em agosto, divulgada na segunda-feira, mostrou uma contração pelo sexto mês consecutivo.
O governo prevê crescimento econômico geral de 2,1% este ano, enquanto o banco central espera 2,3%, um ritmo mais rápido do que as outras grandes economias da zona do euro. O Fundo Monetário Internacional recentemente elevou sua previsão para o crescimento econômico espanhol para 2,5%, acima da estimativa do governo.