Um relatório do Federal Reserve de Nova York (FedNY) divulgado na quarta-feira (18) mostra que os americanos estão enfrentando cada vez mais dificuldades para obter empréstimos. O relatório, que analisou dados de mais de 100 mil empréstimos concedidos entre 2019 e 2022, constatou que a taxa de rejeição de empréstimos aumentou de 6,5% para 8,5% no período.
O aumento na taxa de rejeição é resultado de uma série de fatores, incluindo a alta inflação, a diminuição da renda disponível e o aumento das taxas de juros. A inflação está pressionando os orçamentos domésticos e tornando mais difícil para as pessoas economizar dinheiro. A diminuição da renda disponível está acontecendo porque as pessoas estão perdendo seus empregos ou recebendo cortes salariais. O aumento das taxas de juros está tornando mais caro para as pessoas obter empréstimos.
O aumento na taxa de rejeição de empréstimos terá um impacto negativo na economia. As pessoas que não conseguem obter empréstimos serão menos propensas a iniciar novos negócios ou comprar casas. Isso reduzirá o crescimento econômico e o emprego.
O FedNY está monitorando a situação de perto e está pronto para tomar medidas se necessário. O FedNY poderia reduzir as taxas de juros ou aumentar a oferta de crédito para ajudar a tornar mais fácil para as pessoas obter empréstimos.
O relatório do FedNY é um alerta para os americanos. A economia está se tornando mais difícil, e as pessoas precisam estar preparadas para isso. As pessoas devem ter um plano financeiro para lidar com a inflação, a diminuição da renda disponível e o aumento das taxas de juros.