Millennials e a Geração Z estão notoriamente “por conta própria” ao poupar para a aposentadoria, com quase nenhum acesso a pensões e poucas expectativas de contar com a Previdência Social. Ironicamente, é esse pessimismo que pode estar ajudando.
De acordo com um novo relatório da Goldman Sachs Asset Management, que entrevistou mais de 5,2 mil pessoas de diferentes gerações, tanto ativas no mercado de trabalho quanto aposentadas, as gerações mais jovens têm muito mais confiança em sua capacidade de alcançar seus objetivos financeiros.
Baixe Grátis : Cronograma Anual de Dividendos 2024
Desafios para Geração X e Baby Boomers
Cerca de 45% dos entrevistados da Geração X afirmam estar atrasados em suas economias para a aposentadoria. Com a chegada dos planos de aposentadoria 401(k), aquela geração (e os boomers mais jovens) foi a primeira a começar a poupar em grande parte por conta própria, resultando em uma escassez de economias. Algumas pessoas da Geração X — cuja faixa etária mais velha fará 60 anos ano que vem — estão se aposentando antes do esperado devido a necessidades de saúde ou de cuidar de familiares.
Os baby boomers também não estão tão confiantes em ter guardado o suficiente para a aposentadoria, apesar das manchetes sobre sua riqueza sem precedentes. Atualmente, com 60 a 78 anos de idade, muitos dizem estar se aposentando mais tarde do que gerações passadas. Alguns precisam trabalhar mais tempo para receber um salário, enquanto outros, devido à boa saúde e maior expectativa de vida, desejam permanecer na força de trabalho o maior tempo possível.
“A transição para o 401(k) tem pesado muito para a Geração X e para os baby boomers que permanecem no mercado de trabalho, e muitos norte-americanos que estão trabalhando têm demorado muito para se adaptar ao novo sistema de aposentadoria”, comenta o relatório da Goldman. “Muitos podem não ter estratégias claras sobre quanto poupar, como investir e quando poderão se permitir aposentar.”
Outro estudo recente mostrou que mais de 50% dos chamados “boomers de pico”, aqueles que estão chegando à idade tradicional de aposentadoria, acumularam US$ 250 mil ou menos, significando que eles provavelmente esgotarão quaisquer ativos acumulados e dependerão da Previdência Social. As mulheres dessa geração estão em situação pior do que os homens, tendo poupado cerca de 30% a menos, e os boomers hispânicos e negros têm menos riqueza do que os aposentados brancos.
Lançamento: Ebook – TOP 10 PAGADORAS DE DIVIDENDOS 2024
Preparação das Gerações Mais Jovens
As gerações mais jovens não têm a ilusão de que podem depender de contribuições externas para reforçar suas aposentadorias. Assim, começaram a poupar por conta própria muito mais cedo do que gerações anteriores. Nascida entre 1997 e 2012, a Geração Z possui uma poupança média de US$ 29 mil para aposentadoria, e 68% acreditam estar no caminho certo, um número significativamente maior do que a Geração X ou os boomers, segundo a Goldman.
O relatório destaca a importância das primeiras décadas de poupança, que podem resultar em economias 67% maiores quando comparadas às de quem esperou mais para investir. A Geração Z, no entanto, deve estar consciente de que, sem preparação no início da carreira, pode ser difícil alcançar metas de aposentadoria, especialmente com a crescente expectativa de vida.
Baixe o Guia Previdência Privada em 3 minutos
Vórtice Financeiro dos Millennials
Os millennials mais velhos, próximos da meia-idade, enfrentam um “vórtice financeiro” com pagamentos de empréstimos estudantis, dívidas de cartões de crédito, custos de cuidados infantis, despesas com a casa própria e cuidados aos pais idosos, reduzindo as possíveis poupanças para aposentadoria. Ainda assim, 69% dos millennials disseram estar no caminho certo ou ter mais economias do que o previsto, enquanto 43% estão muito confiantes em atingir seu objetivo, comparados a 25% da Geração X e 22% dos boomers que trabalham.
Apesar dos desafios financeiros, os millennials aprenderam com as gerações anteriores e tiveram mais opções para economizar para a aposentadoria, como inscrição automática. “Essas gerações estão sendo mais proativas em seu planejamento para a aposentadoria e estão aproveitando os recursos disponíveis”, disse Chris Ceder, estrategista de aposentadoria sênior da Goldman Sachs Asset Management.