O governo alemão está ajustando suas projeções econômicas, prevendo um crescimento de 0,3% para este ano, um aumento em relação à estimativa anterior de 0,2%. Além disso, a previsão de inflação será reduzida em 0,4 pontos percentuais, de acordo com informações de uma fonte confiável transmitidas à Reuters nesta sexta-feira.
Essas novas projeções fazem parte do projeto de projeções de primavera do governo, que será apresentado pelo ministro da Economia, Robert Habeck, na próxima quarta-feira. Para o ano de 2025, o governo espera um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,0%, conforme relatado pela fonte.
O Ministério da Economia optou por não comentar sobre essas atualizações.
As projeções também indicam uma queda na taxa de inflação para 2,4% este ano, em comparação com a projeção anterior de 2,8%. Para 2025, espera-se que a inflação caia ainda mais, atingindo 1,8%.
Uma pesquisa trimestral publicada pelo Instituto Ifo na sexta-feira revelou que especialistas econômicos de todo o mundo estão antecipando uma diminuição nas taxas de inflação nos próximos anos. Niklas Potrafke, pesquisador do Ifo, destacou que as expectativas de inflação para este ano diminuíram em comparação com o trimestre anterior. No entanto, ele observou que, a longo prazo, as taxas de inflação devem permanecer acima das metas dos bancos centrais.
A queda prevista na inflação é atribuída principalmente à redução dos preços da eletricidade e do gás, conforme explicou Timo Wollmershaeuser, economista do Ifo, em entrevista à Reuters. O instituto prevê uma inflação de 2,3% na Alemanha em 2024 e de 1,6% em 2025, baseando suas previsões nas expectativas dos mercados futuros para os preços grossistas da eletricidade e do gás natural.
A economia alemã, a maior da Europa, enfrentou desafios significativos no ano passado, incluindo custos elevados de energia, baixas encomendas globais e taxas de juros historicamente altas. Apesar da expectativa de uma queda na inflação este ano, o crescimento permanece previsto como relativamente fraco.
Recentemente, o Fundo Monetário Internacional também revisou suas previsões para o PIB alemão, projetando um crescimento de 0,2% este ano e 1,3% no próximo ano, o que representa uma redução de 0,3% em relação às projeções anteriores para ambos os anos.