A desaceleração no setor de serviços do Canadá se agravou em março devido a preços mais elevados e custos de empréstimos, o que impactou a demanda dos clientes. Entretanto, as empresas mantiveram a confiança em perspectivas futuras promissoras, de acordo com os dados mais recentes do Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da S&P Global Canada divulgados nesta quarta-feira.
O índice principal de atividade empresarial caiu para 46,4 em março, comparado a 46,6 em fevereiro. Esse é o décimo mês consecutivo em que o índice permanece abaixo de 50, o que indica contração no setor, marcando o período mais longo de contração em três anos.
Paul Smith, diretor de economia da S&P Global Market Intelligence, observou que a economia de serviços do Canadá enfrentou uma recessão em março, com atividades e volumes de novos negócios declinando novamente, devido ao impacto restritivo dos preços e taxas de juros elevadas sobre a atividade do mercado.
O índice de novos negócios registrou uma queda nas vendas pelo oitavo mês consecutivo, afetado pela redução da confiança do consumidor e pelos preços mais altos. O índice de preços dos fatores de produção também aumentou para 61,0, impulsionado por salários mais elevados, enquanto os prestadores de serviços buscavam repassar os custos crescentes por meio de aumentos nos preços de venda.
Os investidores estão antecipando que o Banco do Canadá manterá sua taxa de juros de referência em 5%, a mais alta em 22 anos, em sua próxima reunião de política em 10 de abril. No entanto, espera-se que o banco central comece um ciclo de afrouxamento monetário em junho ou julho.
A perspectiva de cortes nas taxas tem apoiado as esperanças de um ambiente econômico mais robusto no próximo ano. O índice de atividade futura registrou apenas uma leve queda para 63,6, após atingir 63,7 em fevereiro, seu nível mais alto desde abril.
O Índice de Produção Composto PMI da S&P Global Canada, que abrange a atividade nos setores manufatureiro e de serviços, caiu para 47,0 em março, comparado a 47,1 em fevereiro.
Dados divulgados na segunda-feira mostraram que o PMI industrial subiu para 49,8, registrando a maior alta em 11 meses no mês anterior.