A economia da Ucrânia registrou um crescimento de 5,3% em 2023, após uma queda de quase um terço no primeiro ano da invasão em grande escala da Rússia, de acordo com dados divulgados pelo serviço de estatísticas nesta quinta-feira.
O aumento do Produto Interno Bruto (PIB) superou ligeiramente a previsão de 5% feita pela Ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, em janeiro.
Durante a guerra, o serviço de estatísticas não divulgou dados completos. Esta quinta-feira marcou a primeira vez que eles forneceram uma estimativa anual do PIB desde o início da invasão.
Apesar de não terem detalhado os impulsionadores desse crescimento, as autoridades ucranianas afirmam que o PIB despencou 28,8% em 2022 e esperam um crescimento de 4,6% este ano.
A economia ucraniana é fortemente dependente da assistência financeira do Ocidente, sendo que a ajuda crucial dos Estados Unidos está em impasse no Congresso há meses, devido à oposição dos republicanos.
Em comentários televisionados, o Ministro das Finanças, Serhiy Marchenko, expressou otimismo quanto à aprovação do pacote de ajuda dos EUA em abril, afirmando: “Há todas as razões para isso… Estamos bastante confiantes, embora possam surgir imprevistos”.