Especialistas econômicos alemães revisam para baixo as projeções de crescimento para 2024, citando uma combinação de taxas de juros elevadas, demanda global fraca e incerteza política como fatores que prejudicam uma recuperação robusta. De acordo com os principais institutos econômicos do país, a previsão anterior de um crescimento de 1,3% foi reduzida para apenas 0,1%. Para o ano seguinte, a expectativa é de que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente em 1,4%, ligeiramente abaixo da previsão anterior de 1,5%.
Stefan Kooths, líder de pesquisa econômica no Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW), afirmou que, embora uma recuperação seja provável a partir da primavera, o impulso geral será moderado. A produção econômica atualmente está pouco acima dos níveis pré-pandêmicos, mas a produtividade estagnou desde então, de acordo com os institutos em seu relatório semestral de previsões econômicas.
O relatório destacou que a economia enfrenta mais desafios do que vantagens, tanto no cenário doméstico quanto no estrangeiro. As exportações alemãs diminuíram, apesar do aumento da atividade econômica global, devido à fraca demanda por bens de capital e intermediários, que são essenciais para a Alemanha, além da perda de competitividade devido aos preços de energia. Além disso, a incerteza em relação à política econômica está desestimulando o investimento corporativo, que é esperado permanecer no mesmo nível de 2017, apesar da recuperação projetada para o próximo ano, conforme apontado pelos especialistas econômicos.