Aumento da Inflação na África do Sul Preocupa Especialistas Econômicos

Aumento consecutivo da inflação ao consumidor pode adiar cortes nas taxas de juros, alertam especialistas econômicos.
africa do sul

A ao consumidor na África do Sul aumentou pelo segundo mês consecutivo em fevereiro, se aproximando do limite superior estabelecido pelo . Isso pode resultar em um adiamento dos cortes nas taxas de juros neste ano, de acordo com especialistas econômicos.

Dados do Statistics South Africa mostraram que a inflação global ao consumidor subiu para 5,6% em termos anuais em fevereiro, em comparação com 5,3% em janeiro.

Publicidade: Banner Header Padrão

Itens como alimentação, habitação, transporte e diversos bens e serviços, como seguros médicos, foram os principais impulsionadores dessa taxa de inflação anual, conforme relatado pelo órgão.

O Banco Central da África do Sul, cuja situa-se entre 3% e 6%, anunciará sua decisão de monetária na próxima semana.

A alta na inflação surpreendeu alguns analistas, levando-os a sugerir que isso poderia postergar ainda mais os cortes nas taxas de juros pelo banco central.

Shaun Murison, analista sênior de mercado da IG, comentou: “Essas notícias não são promissoras para as expectativas de cortes nas taxas em nossa local durante o primeiro semestre de 2024.”

Uma pesquisa realizada em fevereiro indicou que o banco central provavelmente esperará até pelo menos o terceiro trimestre deste ano antes de considerar quaisquer cortes nas taxas.

David Omojomolo, economista para África da Capital Economics, afirmou que o índice de inflação mais alto do que o esperado incentivou o banco central a adiar mudanças até depois das nacionais em 29 de maio.

“Os responsáveis políticos vão querer obter alguma clareza sobre a composição do próximo e a direção da antes de se sentirem confortáveis em reduzir as taxas de juros”, disse Omojomolo.

A inflação subjacente, que exclui os preços dos alimentos e dos combustíveis, acelerou em fevereiro para 5,0% em termos anuais, comparado com 4,6% em janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *