Os gastos destinados à construção nos Estados Unidos surpreenderam ao registrar uma queda em janeiro, com a fraqueza nos investimentos em projetos públicos compensando um leve aumento na construção de residências privadas.
Segundo dados divulgados pelo Departamento de Comércio na sexta-feira, os gastos com construção diminuíram 0,2%. Além disso, os números de dezembro foram revisados para cima, indicando um aumento de 1,1% em vez dos 0,9% anteriormente relatados.
Economistas consultados pela Reuters esperavam um aumento de 0,2% nos gastos com construção. Em comparação com o ano anterior, os gastos aumentaram 11,7% em janeiro.
Os investimentos em projetos de construção privada tiveram um aumento de 0,1% em janeiro, após um aumento de 0,8% em dezembro. Já os investimentos em construção residencial subiram 0,2%, em comparação com o aumento de 1,4% no mês anterior.
Os gastos com novas construções de residências unifamiliares aumentaram 0,6%. No entanto, embora a demanda por novas residências continue alta devido à oferta limitada, as taxas de hipotecas mais altas estão afastando muitos compradores do mercado.
A taxa média para uma hipoteca fixa de 30 anos está atualmente flutuando abaixo de 7%, subindo de 6,62% no início do ano, conforme dados da Freddie Mac. No entanto, houve uma queda em relação aos 7,79% registrados no final de outubro, o nível mais alto desde 2000.
Dados recentes do governo mostram que havia 757 mil unidades residenciais à venda no quarto trimestre, uma queda significativa em relação aos 1,145 milhões de unidades antes da pandemia de COVID-19.
Os gastos com projetos de construção de residências multifamiliares caíram 0,4% em janeiro, refletindo um grande estoque de habitações multifamiliares em preparação, o que pode limitar a recuperação.
Os gastos com estruturas privadas não residenciais, como fábricas, tiveram uma queda de 0,1%. No entanto, os investimentos em projetos de construção industrial avançaram 2,0%, ainda se beneficiando da política do governo do presidente Joe Biden para trazer a fabricação de semicondutores de volta aos Estados Unidos.
Por fim, os gastos com projetos de construção públicos diminuíram 0,9% em janeiro, após um aumento de 2,0% em dezembro. Os gastos dos governos estaduais e locais caíram 1,0%, enquanto os gastos com projetos do governo federal recuaram 0,2%.