Os dados mais recentes do Australian Bureau of Statistics (ABS) revelaram que as vagas de emprego na Austrália registraram uma queda mínima nos três meses que culminaram em novembro. Isso indica que a demanda por trabalhadores permaneceu robusta, mesmo em um cenário de mercado de trabalho ligeiramente mais flexível.
De acordo com o ABS, as vagas diminuíram apenas 0,7% em comparação com o trimestre anterior, quando a queda foi mais significativa, atingindo 8,2%. Os números divulgados na quarta-feira também indicaram uma redução de 14,4% em relação ao ano anterior, resultando em 388.800 vagas com ajuste sazonal. Embora esse seja o nível mais baixo desde agosto de 2021, ainda representa um aumento notável de 70% em relação ao período pré-pandêmico.
Emprego na Austrália Surpreende Positivamente em Meio a Desafios Econômicos
Ao analisar setorialmente, as vagas no setor privado apresentaram uma queda de 0,6%, enquanto o setor público registrou uma diminuição mais expressiva, atingindo 1,8%.
O chefe de estatísticas trabalhistas do ABS, David Taylor, observou que, em novembro, a relação entre o número de desempregados e vagas de emprego foi de 1,5. Embora esse valor seja superior ao nível mais baixo durante a pandemia (1,1), ainda está consideravelmente abaixo do índice de 3,1 registrado em fevereiro de 2020.
A porcentagem de empresas que reportaram pelo menos uma vaga também apresentou uma redução, caindo para 19,7%, em comparação com o pico de 27,7% no ano anterior.
O aumento na procura por mão-de-obra ao longo do ano foi atendido, em grande parte, por uma influxo de migrantes qualificados e estudantes estrangeiros. Essa dinâmica contribuiu para aliviar a pressão em um mercado de trabalho que anteriormente estava bastante apertado.
Esta tendência foi um dos principais motivos pelos quais a taxa de desemprego atingiu seu ponto máximo em 18 meses, chegando a 3,9% em novembro, apesar do sólido aumento de 35.600 empregos.
A relativa flexibilização do mercado de trabalho não apenas ajudou a conter o crescimento salarial, mas também reduziu a pressão por um aumento adicional nas taxas de juros por parte do Reserve Bank of Australia (RBA), que já elevou as taxas em 425 pontos base, atingindo o patamar mais alto em 12 anos, totalizando 4,35%.