Na última semana, a taxa de juros para o tipo mais comum de hipoteca residencial nos Estados Unidos atingiu 6,83%, alcançando seu ponto mais baixo desde junho. Essa queda ocorreu após o Federal Reserve indicar que não pretende mais aumentar os custos de empréstimos e planeja reduzi-los no próximo ano.
De acordo com a Mortgage Bankers Association (MBA), a taxa média contratual para hipotecas de taxa fixa de 30 anos diminuiu 24 pontos-base na semana encerrada em 15 de dezembro. A última vez que a taxa ficou abaixo de 7% foi em 28 de julho, e no final de outubro, chegou a quase 8%, o nível mais alto em duas décadas.
Na semana passada, o Federal Reserve optou por manter as taxas de juros, e o presidente do banco central, Jerome Powell, indicou que, dada a evolução da inflação, a campanha de aperto monetário iniciada em março de 2022 provavelmente chegou ao fim. Powell sugeriu que o banco central pode em breve considerar cortes nas taxas.
Esses comentários resultaram em uma significativa queda no rendimento dos títulos do Tesouro de 10 anos, que serve como referência para determinar os custos dos empréstimos imobiliários.
Moradias Unifamiliares nos EUA Alcançam Pico em Meio a Incentivos e Redução nas Taxas de Hipoteca
Curiosamente, apesar da redução na taxa de hipoteca, não houve uma resposta imediata na forma de um aumento nas compras ou refinanciamentos de imóveis. Na verdade, os pedidos de refinanciamento e compra apresentaram pequenas quedas na semana passada, conforme observado pelo economista-chefe da MBA, Mike Fratantoni.