Nesta quarta-feira, 13, a Cury (CURY3) efetuou a distribuição de R$ 100 milhões em dividendos, correspondentes ao exercício social encerrado em 31 de dezembro do ano passado e às informações financeiras trimestrais apuradas em 30 de junho de 2023.
A Cury (CURY3) informou em comunicado relevante que o valor distribuído por ação em dividendos será de R$ 0,3449652297, sujeito à retenção de imposto de renda na fonte.
Os acionistas que têm direito a receber os dividendos foram determinados com base na posição acionária em 4 de dezembro (data com). As ações negociadas a partir de 5 de dezembro não concedem direito aos proventos.
Dividendos representam uma parcela dos lucros das empresas distribuída aos acionistas, proporcionando-lhes um rendimento adicional. A distribuição de bons dividendos indica uma boa administração da empresa, tornando-a uma opção de investimento atrativa.
Ao comprar ações, o investidor se torna sócio da empresa e passa a ter direito a receber parte dos lucros gerados em determinado período. O valor distribuído é calculado com base no lucro líquido ajustado, subtraindo impostos, despesas e provisões.
Os dividendos são uma forma de atrair investidores, oferecendo uma fonte de renda passiva semelhante à obtenção de aluguel de um imóvel. É importante observar que nem todas as empresas listadas na Bolsa de Valores conseguem pagar dividendos, e mesmo aquelas com bons históricos não garantem pagamentos específicos, pois a distribuição pode ser ajustada, reduzida ou suspensa em caso de mudanças nos negócios da empresa.