O setor manufatureiro do Reino Unido apresentou sinais adicionais de que pode estar virando a página em sua prolongada recessão, mas as empresas permaneceram cautelosas e aumentaram seus preços, de acordo com uma pesquisa publicada na sexta-feira.
A leitura final do Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Manufatura da S&P Global/CIPS melhorou pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 47,2 em novembro, em comparação com 44,8 em outubro.
A leitura também subiu em relação à estimativa preliminar de novembro, que era de 46,7, embora ainda tenha permanecido abaixo do limiar de crescimento de 50,0 pelo 16º mês consecutivo.
A gravidade da recessão diminuiu na produção e nos novos pedidos, conforme indicado pelo PMI.
“No entanto, os fabricantes permaneceram cautelosos, com a contínua incerteza do mercado e a necessidade de controlar custos resultando em perda de empregos, redução de estoques e menor volume de compras”, disse a S&P Global.
Os custos de insumos caíram novamente, mas os fabricantes aumentaram seus preços de venda apenas pela segunda vez em seis meses – ainda que ligeiramente – na tentativa de restaurar as margens de lucro, afirmou o relatório.
O Banco da Inglaterra está monitorando as pressões de preços na economia após manter as taxas de juros em seu nível mais alto em 15 anos em setembro e novembro, afirmando que não viu um alívio suficiente na inflação subjacente para considerar cortá-las.