A gigante do comércio eletrônico Amazon (NASDAQ:AMZN) está mirando exportações de mercadorias no valor de US$ 20 bilhões da Índia até 2025, ao adicionar milhares de pequenos vendedores à sua plataforma, afirmou um representante da empresa na sexta-feira.
“Estamos muito encorajados pelo número de empreendedores que se cadastraram este ano. Estamos buscando expandir”, disse Bhupen Wakankar, diretor de comércio global da Amazon, à Reuters à margem de um evento do setor, referindo-se aos planos de exportação.
Houve uma grande demanda por suplementos orgânicos de saúde “Made in India”, artigos para o lar como toalhas de banho, tapetes de juta e jogos robóticos para crianças antes da venda da Black Friday Cyber Monday, um período de compras de 11 dias a partir de sexta-feira, disse Wakankar.
Lançado em 2015 com alguns vendedores, o Amazon Global Trade, a plataforma de exportação de negócios para consumidores (B2C) da gigante do comércio eletrônico, está ganhando tração na Índia.
A empresa adicionou mais de 100.000 pequenos fabricantes para vender uma ampla variedade de produtos para clientes no exterior, afirmou.
“Alguns dos vendedores são exportadores pela primeira vez, incluindo aqueles que deixaram seus empregos corporativos para começar a exportação de comércio eletrônico”, disse ele.
Milhares de pequenos exportadores, que antes não tinham acesso aos mercados globais, viram um crescimento de 70% nos negócios anualmente por meio da plataforma de comércio eletrônico, que fornece suporte logístico e acesso a mais de 200 milhões de membros do Amazon Prime em todo o mundo, disse Wakankar.
Isso ocorre enquanto as exportações de bens da Índia caíram 7% em relação ao ano anterior nos primeiros sete meses deste ano fiscal.
Na plataforma de comércio eletrônico, o maior crescimento foi observado em categorias como beleza, roupas, casa, cozinha, móveis e brinquedos.
Feriados como Halloween, Ação de Graças, Black Friday, Cyber Monday, Natal e Ano Novo impulsionavam as vendas de produtos indianos em mercados como Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Austrália e Alemanha.
Para incentivar os exportadores, Wakankar disse que a Amazon reduziu as taxas de assinatura para seu programa de venda global de $120 para $1 nos primeiros três meses para os exportadores que se cadastrarem antes de 31 de março.