Depois de aumentar 0,2% no mês de agosto, com ajuste sazonal (revisado de 0,4% no mês anterior), a produção industrial teve um aumento de 0,1% em setembro, o que está de acordo com as expectativas. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, houve um aumento de 0,6%, em comparação com 0,5% em agosto.
Com esses números, a indústria manteve-se estável (0,0% no trimestre, com ajuste sazonal) durante o terceiro trimestre do ano. Além disso, essa leitura indica que não haverá impacto significativo na produção industrial em 2023, com um aumento de 0,0% em relação ao ano anterior.
Em setembro, a indústria de transformação teve uma queda de 0,3%, com ajuste sazonal, como resultado de uma desaceleração após um aumento de 1,1% no mês anterior. Por outro lado, a indústria extrativa teve um aumento de 5,6% em setembro, revertendo a queda de 4,6% em agosto. É importante mencionar que a queda na indústria de transformação foi impulsionada por uma diminuição na produção de bens de capital e bens de consumo duráveis, com quedas de 2,2% e 1,0%, respectivamente, enquanto os bens intermediários tiveram um aumento de 0,5%.
De acordo com as expectativas do mercado, os resultados da produção industrial em setembro e durante o terceiro trimestre indicam um cenário de estabilidade para a indústria em 2023. Isso se deve principalmente aos efeitos defasados da política monetária restritiva e fortalece a perspectiva do Banco Central de continuar reduzindo a taxa de juros.