Rendimentos dos JGBs atingem patamar mais alto em uma década, pressionando BOJ

Influenciados pelo aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA. O Banco do Japão (BOJ) está sob pressão para rever sua política de controle da curva de rendimento.

Os rendimentos dos Títulos do Japonês (JGB) atingiram o patamar mais alto em uma écada na quinta-feira, influenciados pelo aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro dos . A tendência de alta nos rendimentos dos JGBs de curto prazo de dois anos e cinco anos, que atingiram seus níveis mais elevados desde junho de 2014 e uma máxima de vários anos, respectivamente, persiste, apesar das operações de compra de títulos não programadas realizadas repetidamente pelo Banco do (BOJ) com o objetivo de conter esse aumento. O rendimento dos títulos de 10 anos dos EUA, atualmente em torno de 4,97%, destacou ainda mais o impacto global no mercado de títulos japonês.

Na reunião de outubro do , esperava-se que a de curto prazo permanecesse em -0,1% e o rendimento dos títulos de 10 anos se mantivesse em torno de 0%. A possível revisão da de controle da curva de rendimento, que atualmente tem um limite superior de 1%, está sob escrutínio devido aos rendimentos recordes dos títulos do governo japonês de 10 anos, como destacado pelo Nikkei. As previsões de mercado sugerem uma possível eliminação das taxas negativas na primeira metade de 2024. Essa visão é reforçada pela garantia do governador Kazuo Ueda de que dados suficientes estarão disponíveis até o final deste ano para moldar as futuras políticas de taxas de juros.

Publicidade: Banner Header – Meio do post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *