A atividade no setor de serviços da Rússia cresceu no ritmo mais rápido em cinco meses em agosto, com o aumento mais acentuado nos novos pedidos desde julho de 2020 impulsionando a produção, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de Serviços da S&P Global para a Rússia subiu para 57,6 de 54,0 em julho, permanecendo acima da marca de 50 que separa expansão da contração pelo sétimo mês consecutivo.
“Os dados de agosto sinalizaram condições de demanda mais fortes em todo o setor de serviços russo à medida que a produção expandiu em um ritmo mais acentuado”, disse a S&P Global.
“O crescimento da atividade empresarial foi acentuado no geral, e apoiado pelo aumento mais rápido nos novos pedidos em pouco mais de três anos”, acrescentou.
A demanda de clientes domésticos liderou o aumento dos pedidos, mas também houve crescimento dos novos negócios de exportação, segundo a pesquisa.
O sub-índice de novos pedidos subiu para 58,1 em agosto, a leitura mais alta desde julho de 2020, de 53,4 no mês anterior.
A confiança empresarial para o ano que vem subiu para o seu nível mais alto desde setembro de 2021.
Uma pesquisa irmã publicada na última sexta-feira mostrou que a atividade industrial da Rússia cresceu no ritmo mais forte em três meses em agosto, à medida que os novos pedidos ganharam impulso, embora o rublo fraco tenha adicionado à pressão inflacionária que os fabricantes enfrentam.