Zona do euro registra superávit comercial em junho

O déficit comercial com a Rússia caiu para 8,7 bilhões de euros no primeiro semestre deste ano, de 92,1 bilhões de euros no mesmo período de 2022.

A voltou a registrar um grande superávit comercial em junho, depois de um éficit de tamanho similar 12 meses antes, com a queda acentuada das importações da Rússia e da China, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.

A agência de estatísticas da , Eurostat, disse que o superávit comercial não ajustado dos 20 países que compartilham o foi de 23,0 bilhões de euros (25,01 bilhões de dólares) em junho, ante um déficit de 27,1 bilhões de euros em junho de 2022.

Publicidade: Banner Header Padrão

As nos 12 meses subiram 0,3%, enquanto as importações caíram 17,7%.

Ajustado para as oscilações sazonais, o superávit comercial foi de 12,5 bilhões de euros em junho, ante 0,2 bilhões de euros em maio e 7,9 bilhões de euros de déficit em abril.

A melhora no saldo comercial da UE foi principalmente resultado da forte queda dos déficits comerciais com a Rússia, devido às sanções ocidentais em resposta à na , e com a .

O déficit comercial com a Rússia caiu para 8,7 bilhões de euros no primeiro semestre deste ano, de 92,1 bilhões de euros no mesmo período de 2022.

Com a China, o déficit comercial da UE caiu para 148,7 bilhões de euros no primeiro semestre do ano, de 189,3 bilhões de euros no mesmo período do ano anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *