Inflação na Índia atinge o nível mais alto em 15 meses

A inflação anual do varejo da Índia subiu acentuadamente para 7,44% em julho, de 4,87% no mês anterior. A inflação de legumes subiu 37,34%.
índia bandeira

A inflação anual do varejo da em julho subiu para o seu maior nível em 15 meses, com os preços de legumes e cereais disparando, superando todas as expectativas do mercado e pressionando o a tomar medidas para reduzir os preços.

A inflação anual do varejo da Índia subiu acentuadamente para 7,44% em julho, de 4,87% no mês anterior. Uma pesquisa da Reuters com 53 economistas havia previsto uma taxa de 6,40%. O número foi o mais alto desde abril de 2022.

Publicidade: Banner Header Padrão

Os números ultrapassaram o limite superior da banda de inflação do de 2%-6% pela primeira vez em cinco meses.

“O aumento do em julho de 2023 estava dentro das expectativas, no entanto, 7,44% de inflação no varejo foi totalmente inesperado”, disse Devendra Pant, economista do India Ratings.

A inflação de alimentos, que representa quase metade da cesta de preços ao , atingiu um valor surpreendente de 11,51% em junho em comparação com 4,49% em junho. A inflação de alimentos no varejo foi a mais alta desde janeiro de 2020.

Na semana passada, o Reserve Bank of India (RBI) elevou sua previsão de inflação para o ano fiscal atual para 5,4% de 5,1% anteriormente, citando os preços dos alimentos.

A inflação de legumes subiu 37,34% depois de uma queda de 1% no mês anterior. Os preços de alguns dos vegetais mais usados nas cozinhas indianas, incluindo tomates, cebolas, ervilhas, berinjela, alho e gengibre, mais que dobraram nos últimos meses.

A impressão de julho levanta preocupações com pressões de preços mais generalizadas, disse Gaura Sen Gupta, da IDFC First Bank Economics Research.

Na semana passada, o RBI manteve sua de referência estável e moveu-se para reduzir a quantidade de dinheiro na economia bancária à medida que as preocupações com a inflação ressurgiam.

No entanto, a inflação básica, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, foi estimada em 4,9% a 4,97% para o mês.

DOR DE CABEÇA POLÍTICA

A inflação de cereais em julho aumentou para 13,04% de 12,7% em junho.

“Enquanto o aumento nos preços dos legumes é sazonal, a tendência preocupante é a natureza estrutural da inflação dos cereais”, disse Pant.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi pode ter que importar trigo nos próximos meses para esfriar os preços, antes das importantes eleições estaduais e nacionais de 2024.

A Índia baniu as de branco não basmati no mês passado, acrescentando às restrições às exportações de trigo. Agora está considerando abolir as taxas de importação de 40% sobre o trigo.

Mesmo um leve aumento na inflação dos alimentos tende a irritar os eleitores e Dhiraj Nim, economista da ANZ Research, disse que medidas adicionais podem ser necessárias do governo.

“A inflação é um problema que afeta a todos, por isso é um obstáculo adicional aos orçamentos das famílias e, portanto, ao crescimento. O imperativo de agir pode ser mais forte antes das próximas eleições”, disse ele.

Leia mais sobre:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *