Economia de Hong Kong cresce 1,5% no segundo trimestre, mas a desaceleração continua

A economia de Hong Kong cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, desacelerando de 2,9% no primeiro trimestre.

A de Hong Kong cresceu 1,5% no segundo trimestre de 2023 em relação ao ano anterior, desacelerando de 2,9% no primeiro trimestre, à medida que a demanda por enfraqueceu e os gastos de investimento caíram, segundo dados oficiais com ajuste sazonal divulgados na sexta-feira.

O número do segundo trimestre foi o mesmo da estimativa preliminar feita em julho, quando o primeiro trimestre foi revisado.

Publicidade: Banner Header Padrão

Hong Kong registrou agora dois trimestres consecutivos de crescimento, mas está se expandindo a um ritmo mais lento do que a previsão de 3,6% anual dos economistas consultados pela Reuters.

O revisou sua previsão de crescimento para este ano para 4,0% a 5,0%, de uma faixa de 3,5-5,5% anterior.

A economia encolheu 3,5% em 2022.

Adolph Leung, economista do governo, disse em um comunicado que o difícil ambiente econômico global continuaria pesando sobre as exportações, mas que “o inbound e o consumo privado continuarão sendo os principais motores do pelo resto do ano”.

“As condições melhoradas do e as várias medidas do governo para impulsionar o momentum da recuperação fornecerão suporte adicional ao consumo privado”, disse Leung, observando que as condições financeiras permaneceram apertadas.

Impulsionado pela viagem do continente e do sudeste da Ásia, as chegadas de visitantes preliminares para julho aumentaram 31% de junho para 3,6 milhões.

“A do turismo de Hong Kong está se recuperando gradualmente”, disse Dane Cheng, diretor executivo da Hong Kong Tourism Board (HKTB). A cidade recebeu mais de 16 milhões de visitantes nos primeiros sete meses de 2023, segundo a HKTB.

Em uma base trimestral, a economia encolheu 1,3% no segundo trimestre, a maior contração desde o terceiro trimestre de 2022, quando encolheu 2,5%.

A economia de Hong Kong cresceu 5,4% no trimestre de março em relação ao trimestre anterior.

Um ambiente externo desafiador pode trazer riscos de baixa para Hong Kong, com as exportações continuando sob pressão em meio à fraca demanda da China continental e global, disse Samuel Tse, economista do DBS Bank.

“Um ambiente de juros altos também está afetando negativamente o sentimento de investimento, particularmente no “, acrescentou Tse.

Hong Kong reduziu sua previsão de inflação de preços ao consumidor subjacente para o ano todo para 2,0% de 2,5%, e sua previsão para a taxa de inflação para 2,4% de 2,9%.

Leia mais sobre:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *