Otimismo dos investidores na zona do euro subiu inesperadamente em agosto, encerrando três meses consecutivos de declínio, à medida que a inflação perdeu parte de seu poder explosivo, mas não há sinais de uma reviravolta duradoura no sentimento, mostrou uma pesquisa na segunda-feira.
O índice Sentix para a zona do euro subiu para -18,9 pontos em agosto, de -22,5 em julho, superando as expectativas de analistas consultados pela Reuters de um novo declínio, para uma leitura de -24,3.
A Alemanha, em particular, se tornou “o homem doente” da zona do euro e está pesando sobre a região, disse o diretor-gerente da Sentix, Patrick Hussy, com o otimismo dos investidores na maior economia da Europa caindo para o menor nível desde outubro de 2022.
O subíndice de expectativas para o futuro na zona do euro subiu 7,3 pontos para -17,3, o que Hussy atribuiu ao alívio na taxa esperada de deterioração, e não a um otimismo positivo.
A “visão mais leniente” dos próximos seis meses se deve ao fato de os investidores verem o problema da inflação como perdendo parte de seu poder explosivo, disse Hussy, embora ainda não haja sinais de que a situação continuará a seguir o caminho certo.
“A economia na zona do euro permanece em recessão. Não há, portanto, motivo para alegria com este desenvolvimento”, disse ele.
A pesquisa de 1.202 investidores foi realizada entre 3 e 5 de agosto, segundo a Sentix.