A inflação dos EUA, medida pelo índice de preços ao consumidor PCE (Personal Consumption Expenditures), subiu 0,2% no mês de julho de 2025, segundo o Bureau of Economic Analysis (BEA). No acumulado de 12 meses, a inflação dos EUA atingiu 2,6%, mantendo-se acima da meta de 2% estabelecida pelo Federal Reserve (Fed).
O núcleo do índice, que exclui os preços mais voláteis de alimentos e energia, teve alta mensal de 0,3% e avanço anual de 2,9%.
Os números vieram em linha com as projeções do mercado. Analistas esperavam precisamente esse avanço de 0,2% no mês e 2,6% em 12 meses, conforme dados do Investing.com. A leitura anterior, referente a junho, mostrava aumento de 0,3% tanto no índice cheio quanto no núcleo da inflação.
A estabilidade nos indicadores reforça o cenário de atenção por parte do Fed, que vem monitorando de perto os dados para decidir os próximos passos da política monetária. Embora o mercado espere cortes de juros ainda em 2025, a inflação nos EUA continua pressionando o banco central americano a agir com cautela.